Na semana passada, quando iniciamos o estudo da trigonometria revisamos ângulos e triângulos, assim como o uso do Teorema de Pitágoras. Em aula cada aluno confeccionou o seu quadrante para a realização das tarefas desta semana.

O quadrante é um instrumento de medida de ângulos. Confeccionado com papelão, canudo plástico, cordão de nylon e um peso (para fixar na extremidade do fio de nylon). Observe a ilustração ao lado:
Ainda na aula da semana passada e com o quadrante confeccionado a turma foi desafiada a determinar a altura da sala de aula.
A medida da altura da sala de aula com o auxílio da Trigonometria foi obtida com a colaboração voluntária de alguns alunos. Um aluno posicionou-se a certa distância da parede da sala e através do quadrante observou o ponto mais alto da mesma; outro aluno verificou no quadrante a medida do ângulo de observação e mediu com uma trena a distância do aluno até a parede. O aluno que fez uso do quadrante ainda determinou a sua altura até os olhos. Verifique o esquema das medidas:

a: ângulo de observação medido através do quadrante
d: distância do aluno até a parede (cateto adjacente ao ângulo)
x: medida que será determinada a partir da Trigonometria (cateto oposto ao ângulo)
h: altura ‘dos olhos’ do aluno
d: distância do aluno até a parede (cateto adjacente ao ângulo)
x: medida que será determinada a partir da Trigonometria (cateto oposto ao ângulo)
h: altura ‘dos olhos’ do aluno
A partir desta prática os grupos de estudo de trigonometria realizaram nesta manhã mais algumas medições e cálculos: determinaram a altura do coqueiro que está em frente ao prédio laranja do colégio e algo mais...
Ainda na aula de hoje os grupos iniciaram o relato de suas experiências trigonométricas num blog: ver lista de blog's na lateral direita deste.
Acompanhe, comente, estude trigonometria com a gente!: )
Nenhum comentário:
Postar um comentário